PDA

Ver Versão Completa : - Dúvida / Ajuda Temperatura subiu (com o carro parado)

igor_f
16 de dezembro de 2013 - 09:53, 09:53
5930
(Sim, preciso passar um pano nesse painel huahua muita poeira da viagem)

E ai, pessoal. Fiquei preocupado e resolvi pedir opiniões. (Vou fazer o relato com o maior número de detalhes o possível, talvez fique cansativa a leitura, mas as vezes um detalhe pode matar a charada)

Vamos aos fatos:

-veículo: civic coupe d16z6. Nunca esquenta, tanto em viagens quanto na cidade. Uso termostática OEM Honda, mas do civic 05 (o código da peça era o mesmo segundo o cara da Honda). Utilizo líquido oem Honda misturado com um pouco de água da chuva (fazemos captação de água na loja do meu pai). Não baixa óleo nem água. Sem vazamentos.

-condições da estrada: asfalto pedagiado em ótimas condições. Saí por volta das 15h, com o clima muito quente e abafado... A viagem toda foi assim, sol forte, trânsito relativamente fluindo bem, apenas alguns caminhões para ultrapassar. Muitas subidas e serras que eu subia em 4ª devido ao a/c ligado.
mantive a média de 120 km/h com ar ligado.

-Hora do "desespero": depois de 250 km, por volta das 18h15min

-O que aconteceu:
Depois de rodar na estrada por 250 km com o ar ligado, parei em uma série de 3 semáforos na zona urbana. Quando estava parado no último semáforo antes de voltar para rodovia, abaixei o vidro e escutei um barulho tudo de água borbulhando na chaleira (neste caso, a chaleira era meu coupe)... Olhei o ponteiro da temperatura e ele começou subir, passou da metade, mas não chegou no máximo. (O máximo que foi é o que está na foto).

Abriu o sinal, rodei mais uns 2 km na base de 50 km/h com vidros abertos e sem ar, na zona urbana, e a temperatura caiu para o normal. Quando parei o carro numa saída da estrada, ela voltou subir... Ai tirei essa foto... Deixei ligado assim pra ver qual o máximo que o ponteiro iria, mas não passava disso. Depois, desliguei o carro.
Abri o capo, tudo OK: mangueiras sup e inferior estavam quentes, tampa oem honda do radiador sem vazamento, reservatório com liquido no nível máximo... Nenhum vazamento aparente.
Dei a partida e deixei na lenta, pedi para minha esposa manter o giro em 1000 rpm (minha lenta normalmente fica em 100 rpm com o carro quente)... Feito isso, a ventoinha armou normal, a água não borbulhou nem nada e a temperatura não subiu mais. Ficou pouca coisa abaixo da metade.
Voltei pra estrada até a próxima cidade (meu destino final), nesse trecho final o limite era 80 km/h, ai segui o limite, sem ar.... Quando cheguei na outra zona urbana, já ansioso pra ver o que iria acontecer, a temperatura ficou normal. Fiquei num shopping umas 3 horas, jantei, fui pra casa depois e tudo normal, não esquentou mais.

Consultei um amigo que também tem coupe, ele disse que talvez fosse normal depois de uma viagem assim em razão do clima quente e abafado que estava. Devia estar mais de 30º, ar pesado, sem vento...

E aí me pergunto, estou com problemas??

vinitroiano
16 de dezembro de 2013 - 10:39, 10:39
Cara eu indiquei o resto da galera ai, quem sabe alguem possa ti ajudar !

miro_tonato
16 de dezembro de 2013 - 11:04, 11:04
Pode ter sido a termostatica que demorou mais para abrir ou a ventuinha que não armou, não acho normal subir de repente assim, apesar dos motivos para isso. Mas se foi algo que surgiu, passou e não deu mais problemas, vale a pena ficar de olho pra ver se não sobe mais. As vezes a válvula da tampa pega sujeira e deixa passar pro reservatório... talvez tenha sido só isso.

AragakiR
16 de dezembro de 2013 - 11:10, 11:10
igor_f, estranho isso...
Não posso te dar certeza, mas eu ficaria de olho no motor da ventuinha, se o ponteiro ousar mexer, desce do carro e vai ver se a ventuinha ta acionada. Caso não esteja, dá uma batidinha, se voltar a funcionar é o motor dela começando a zuar...

csantosmi
16 de dezembro de 2013 - 11:57, 11:57
Normalmente é mais facil ficar frio com o ar ligado do que desligado, pq o ar ligado deixa a ventoinha dele direto ligado e isso ajuda a resfriar, tem coisa errada, o problema é isso ser intermitente, se fez barulho de chaleira, então esquentou bem, confere o nivel do radiador tbem pra ver se baixou só interno, eu conferiria o seguinte de inicio:
tampa do radiador, tira ela e olha as borrachas, a ultima borracha tem o costume de se soltar deixando o sistema sem funcionar direito, ai aquece.
VT - quando liga o carro frio o carro tem que aquecer mais rapido até chegar a temperatura ideal, se isso não ocorre ela pode ter travado meio aberta, ai o aquecimento pode vir da pouca vazão...
Cor da liquido na tampa do radiador, se tiver um melado indicio de junta deixando misturar
cor do óleo na tampa do motor e vareta, mesma coisa do anterior.

fica de olho na ventoinha tbem, se ela não estiver dando fluxo correto tbem aquece o carro, ai tem que mandar arrumar.

mas vai observando, sempre que possivel, coloque o carro em situação que vc acha que pode aquecer, como subida de serra, essas coisas... e vai de olho...

Eli
16 de dezembro de 2013 - 18:43, 18:43
Acho que pode ser a bomba......

Não a bomba d'água, a bomba de ser dono de um civic velho :dedo::dedo::dedo::dedo::dedo:
Tá.. resumindo, não sei como ajudar :(

Na real, até sei, posso te ajudar com uma pazinha de jardim.. tirar essa terra do painel antes de você passar um carpano :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

igor_f
16 de dezembro de 2013 - 19:02, 19:02
Normalmente é mais facil ficar frio com o ar ligado do que desligado, pq o ar ligado deixa a ventoinha dele direto ligado e isso ajuda a resfriar, tem coisa errada, o problema é isso ser intermitente, se fez barulho de chaleira, então esquentou bem, confere o nivel do radiador tbem pra ver se baixou só interno, eu conferiria o seguinte de inicio:
tampa do radiador, tira ela e olha as borrachas, a ultima borracha tem o costume de se soltar deixando o sistema sem funcionar direito, ai aquece.
VT - quando liga o carro frio o carro tem que aquecer mais rapido até chegar a temperatura ideal, se isso não ocorre ela pode ter travado meio aberta, ai o aquecimento pode vir da pouca vazão...
Cor da liquido na tampa do radiador, se tiver um melado indicio de junta deixando misturar
cor do óleo na tampa do motor e vareta, mesma coisa do anterior.

fica de olho na ventoinha tbem, se ela não estiver dando fluxo correto tbem aquece o carro, ai tem que mandar arrumar.

mas vai observando, sempre que possivel, coloque o carro em situação que vc acha que pode aquecer, como subida de serra, essas coisas... e vai de olho...

Cara, esquentar rápido ele esquenta. Sempre de manhã ligo, tiro da garagem, rodo uns 5 minutos e a temperatura ja fica normal.
A tampa do radiador é original Honda, foi comprada não tem 1 ano, mas vou verificar o nível no radiador sim.
Fiz uma regulagem de válvula há 2 meses e nisso o mecânico já deu uma geral nas juntas de cabeçote, do vtec, retentor do distribuidor e tal.

Com relação ao que o pessoal falou da ventoinha, ela já apresentou problema uma vez, ai retifiquei o motor dela e voltou ao normal... Ela gritava quando ligava.

Depois ela parou de ligar, ai troquei o sensor da ventoinha e a termostática :)

Esse coupe tem história, tem sido uma escola prática de mecânica hehe
Qualquer dia abro um tópico nos projetos detalhando tudo o que já mexi, só preciso achar um nome pra ele antes.

abraçao a todos que deram a opinião

igor_f
16 de dezembro de 2013 - 19:04, 19:04
Acho que pode ser a bomba......

Não a bomba d'água, a bomba de ser dono de um civic velho :dedo::dedo::dedo::dedo::dedo:
Tá.. resumindo, não sei como ajudar :(

Na real, até sei, posso te ajudar com uma pazinha de jardim.. tirar essa terra do painel antes de você passar um carpano :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Sabia que vc ia zuar com meu painel cheio de terra. Hunhuaha pra ajudar não aparece, mas pra jogar pedra ta sempre na área. Hehehe
Curti tua assinatura, Elitroll

Eli
16 de dezembro de 2013 - 19:28, 19:28
Cara, tem certeza que quer minha ajuda?

La vai... corta o fio azul e diz pra nós o que aconteceu! hauahuahauhau

LuizFernan
17 de dezembro de 2013 - 00:19, 00:19
Normalmente é mais facil ficar frio com o ar ligado do que desligado, pq o ar ligado deixa a ventoinha dele direto ligado e isso ajuda a resfriar

Cara engano seu o ar condicionado deixa ligado direto apenas a ventoinha do AC com isso todo ar quente gerado pelo condensador é jogado no motor, fora a carga que o compressor tera no motor.
O que ajuda é ligar o ar quente para circular a água quente jo radiador interno e ajudar na dissipação.

Marcelo Delazari
17 de dezembro de 2013 - 10:12, 10:12
Igor eu CHUTARIA a mardita Valvula termostática TRAVADA no fechado, mas como tu rodou com o carro isso parece um tanto qto ilógico...

não está baixando agua? ou com alguma mangueira do sistema rachada?

igor_f
17 de dezembro de 2013 - 10:26, 10:26
Igor eu CHUTARIA a mardita Valvula termostática TRAVADA no fechado, mas como tu rodou com o carro isso parece um tanto qto ilógico...

não está baixando agua? ou com alguma mangueira do sistema rachada?

Marcelo, preciso confirmar, mas aparentemente não tem nada vazando. Digo isso pq faz 3 semanas que mandei repintar o PC dianteiro, para-lamas e capo e o motor ficou cheio de poeira (mais do que o painel, Eli hehe), e não tem nada úmido no cofre. Mas vou certificar bem, pois como é uma válvula do civic 05, apesar de ser nova e oem, pode ser que esteja dando problema.

Os principais suspeitos agora são:
-termostática
-motor da ventoinha
-algum vazamento misterioso (depois tenho até que chegar as juntas pra ver se não esta produzindo o leite condensado hehe)

O problema é que deixei o carro em Curitiba e segui viagem de avião (falando nisso, o avião também estava fazendo um barulho estranho na turbina, parecia uma máquina de lavar roupas, mas to vivo huauha). Só retorno dia 27 pra ver como está o manco. Nesse meio tempo, meu cunhado vai levar o carro de volta pra minha cidade, espero que nao aconteça nada com ele.

fperetto
17 de dezembro de 2013 - 13:13, 13:13
Aconteceu algo semelhante comigo, voltando do encontro nacional..

PQP, me bateu um desespero quando vi o ponteiro subindo, mas depois ele parou, no mesmo lugar que o seu..

Conforme o tráfego foi fluindo mais rápido, voltou a temperatura normal.

Tô acompanhando aqui.. Ainda tô meio cabrero com isso.. huahua

AragakiR
17 de dezembro de 2013 - 14:24, 14:24
O problema é que deixei o carro em Curitiba e segui viagem de avião (falando nisso, o avião também estava fazendo um barulho estranho na turbina, parecia uma máquina de lavar roupas, mas to vivo huauha).

A CEL dele tava acesa? Fez o jumpeamento??? Pode ser que você estava enganado e era só bucha do facão zuada mesmo...

igor_f
17 de dezembro de 2013 - 17:50, 17:50
A CEL dele tava acesa? Fez o jumpeamento??? Pode ser que você estava enganado e era só bucha do facão zuada mesmo...

Huhauah então, não achei a CEL no painel, muito confuso. Haha mas o piloto checou água e óleo antes de sair, talvez seja só bucha msm.
Tratando avião assim, lembra aquele filme "Apertem os cintos que o piloto sumiu"

ETc_Gabriel
17 de dezembro de 2013 - 18:01, 18:01
igor_f essa CEL não seria de Check Engine Light? (a luz amarela no canto direito se não me engano)

igor_f
17 de dezembro de 2013 - 18:48, 18:48
@igor_f (http://www.jdmmotors.com.br/forum/member.php?u=39) essa CEL não seria de Check Engine Light? (a luz amarela no canto direito se não me engano)

Valeu, Gabriel. Eu to ligado onde fica. Mas a CEL do meu carro não acendeu não (não nesse caso, mas ja acendeu por causa de um combustível podre que usei ano passado heheh). Acho que o @AragakiR (http://www.jdmmotors.com.br/forum/member.php?u=75) estava zuando do avião msm hehe

abraço

AragakiR
18 de dezembro de 2013 - 00:41, 00:41
Valeu, Gabriel. Eu to ligado onde fica. Mas a CEL do meu carro não acendeu não (não nesse caso, mas ja acendeu por causa de um combustível podre que usei ano passado heheh). Acho que o @AragakiR (http://www.jdmmotors.com.br/forum/member.php?u=75) estava zuando do avião msm hehe

abraço

Sim, era do avião mesmo.... hauhauahua

ETc_Gabriel
18 de dezembro de 2013 - 08:38, 08:38
uhauhsauhsahasu

viajei, devia ter respirado muito verniz ontem nessa hora :P

csantosmi
20 de dezembro de 2013 - 14:55, 14:55
Sensor da temperatura que manda sinal pro ponteiro?

igor_f
21 de dezembro de 2013 - 00:04, 00:04
Sensor da temperatura que manda sinal pro ponteiro?

Cara, boa pergunta. 2fast2furious, diegodesigner, Eli, sabem responder?

Eli
21 de dezembro de 2013 - 00:09, 00:09
Cara, boa pergunta. @2fast2furious (http://www.jdmmotors.com.br/forum/member.php?u=4), @diegodesigner (http://www.jdmmotors.com.br/forum/member.php?u=49), @Eli (http://www.jdmmotors.com.br/forum/member.php?u=8), sabem responder?

passo

http://www.bonde.com.br/img/bondenews/2013/05/img_1_2_429.jpg

csantosmi
21 de dezembro de 2013 - 23:48, 23:48
Eu andaria com um friozinho no carro pra fazer uma direta na ventoinha caso precise

Enviado de meu LG-P716 usando Tapatalk

igor_f
22 de dezembro de 2013 - 00:53, 00:53
Eu andaria com um friozinho no carro pra fazer uma direta na ventoinha caso precise

hauhauah se eu te contar que tenho um fiozinho guardado no cinzeiro pra esse tipo de situação hehehe
Usei quando meu sensor foi pro saco, mas isso faz mais de ano

csantosmi
22 de dezembro de 2013 - 01:09, 01:09
Eu ando com a mala de ferramentas no carro, se precisar arrumar uma lâmpada em cada tenho que usar a da muié que ela montou pq as minhas ficam na mala, Kkk, já tirei uma vt no meio da dutra

igor_f
25 de dezembro de 2013 - 00:46, 00:46
Eu ando com a mala de ferramentas no carro, se precisar arrumar uma lâmpada em cada tenho que usar a da muié que ela montou pq as minhas ficam na mala, Kkk, já tirei uma vt no meio da dutra

hauhauha corajoso... A minha troquei em casa, mas morrendo de medo de deixar vazar muito líquido.
Ano que vem vou pedir um kit de ferramentas de aniversário

Só pra atualizar a situação do coupe.
Ele rodou mais 250 km na estrada fds passado e a temperatura ficou normal, não passou da metade. Rodou na cidade depois e nada... Tudo normal também.

(Não vou pedir pra fechar o tópico pq não posso considerar que resolvi o problema, ele apenas desapareceu. Vou continuar observando)